Meus amigos, o torneio já terminou. Mas fiquei pensando ao chegar em MS, um fato curioso que passou desapercebido pelos jogadores. No congresso técnico foi apenas informado os critérios de desempate, aos quais seguem a recomendação da CBX. O que na minha opnião faltou foi a proposta da ordem dos critérios de desempate, ou seja, isso foi de guela a baixo como se diz aqui no MS. Mas o que isso importa? Bem, pela ordem de desempate o Fernando ficou em 6º, porém no critério Buchholz o Fernando teria ficado em terceiro. Venho a declarar que o torneio transcorreu de forma tranquila, porém surge a dúvida inquietante, será que se houvesse a proposição de qual ordem de desempate seria adotada teria ocorrido uma mudança nas primeiras posições.
Como o Congresso técnico terminou com a lendária frase : Todos concordam com o que foi lido? Resposta : Sim!;
Vale a este que vos fala, resignar-se ao Que os Arbitros pronunciaram.
Alguem falará, mais os critérios estão estabelecido pela CBX: Comunicado CBX nº 02/2012 - Orientação sobre critérios de desempate 09/01/2012 - 07:09h versão para impressão No Congresso realizado em Krakowia/POL em outubro de 2011, a Diretoria da FIDE editou novas regras sobre escolha de critérios de desempate - conforme sugestão da Comissão de Regras - a serem aplicados em competições válidas para rating e títulos FIDE. Em consonância com a nova orientação, deverão ser aplicados nos torneios individuais CBX realizados a partir do corrente ano os seguintes critérios de desempate:
Sistema Round Robin
1º critério - Confronto Direto (código 11)
2º critério - Maior nº de vitórias (código 12)
3º critério - Sonneborn-Berger (código 52)
4º critério - Maior nº de partidas com peças pretas (código 53)
5º critério - Sistema Koya (código 45)
Sistema Suíço
1º critério - Confronto Direto (código 11)
2º critério - Maior nº de vitórias (código 12)
3º critério - Maior nº de partidas com peças pretas (código 53)
4º critério - Buchholz com corte do pior resultado (código 37)
5º critério - Buchholz sem corte (código 37)
OBS: partidas não efetivamente jogadas serão computadas como uma partida contra um oponente virtual, devendo ser selecionada a opção correspondente no software de emparceiramento Swiss Manager. Vitória/ES, 9 de janeiro de 2012. AI Pablyto Robert - Presidente da CBX e AI Antonio Bento VPT da CBX.
Aí meus amigos, eu aponto o que está escrito neste site: http://www.xadrezdonorte.com.br/arbitragem/200_casos.pdf
Sorteio de critérios de desempate – Seria ético?
Pergunta: É correta a adoção de sorteio para a ordem de aplicação dos critérios de desempate? Resposta: Sem dúvida, a exata ordem de aplicação dos critérios de desempate é informação relevante e deve constar do regulamento do torneio (válido para rating), em uma de suas cláusulas. Se essa importante informação não estiver clara no regulamento do torneio, torna-se necessário que o assunto seja amplamente esclarecido e debatido no Congresso Técnico, que normalmente é realizado nas competições válidas para rating FIDE ou CBX, antes da primeira rodada. Conclusão: Não me parece correto o sorteio de ordem de critérios de desempate, nem ético. A transparência das regras é condição “sine qua non”, ou seja, indispensável.
Palavras do AI Antonio Bento. Isso meu amigos, poderia ter dado a terceira vaga para o Fernando, mas o que me resta é apenas refletir e discutir o caso com vcs amigos leitores. Obrigado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário